Na série #2, você conheceu o primeiro conhecimento atribuído para o cargo de auxiliar de logística, que são os processos de entrada e expedição de materiais, através de recebimento de carga de carros, e ao mesmo tempo também entendeu que é necessário conhecer as práticas de utilizar computador, planilhas e e sistemas de gestão de dados.
Na publicação da série #3, você irá entender o processo de controle de estoque, onde é o processamento de informações de todo o estoque, de maneira que seja 100% assertiva, para evitar equívocos de números registrados em sistema e a quantidade real de materiais que constam no estoque físico, ou seja, é um processo de controle de dados entre estoque sistêmico versus quantidade real estocado fisicamente.
Atribuições do Auxiliar de Logística: Guia Completo - Série #1
Atribuições do Auxiliar de Logística: Guia Completo - Série #2
CONTROLE DE ESTOQUE
Após todas as mercadorias recebidas e devidamente armazenadas em seus devidos locais e registrados em sistema, faz-se o controle de estoque periodicamente, através de inventário cíclico ou rotativo. O inventário cíclico e o inventário rotativo são duas técnicas de controle de estoque que visam otimizar a precisão e a eficiência da gestão de inventário.
Inventário cíclico:
O inventário cíclico é um processo de contagem de estoque programado e repetitivo, realizado em intervalos regulares ao longo do ano. Em vez de realizar uma contagem completa do estoque de uma só vez, o inventário cíclico divide o processo em ciclos menores, permitindo que a empresa conte grupos específicos de itens em momentos diferentes.
- As contagens são realizadas em intervalos regulares, como diário, semanal, mensal ou trimestral.
- Nem todos os itens são contados em cada ciclo. A empresa pode selecionar amostras representativas de itens para contagem.
- O inventário cíclico pode se concentrar em itens de alto valor, alta rotatividade ou itens propensos a erros de contagem.
O inventário cíclico garante uma acuracidade de estoque mais eficiente - corrigindo eventuais erros de forma ágil; também reduz as possibilidades de interrupções de operações, como por exemplo, operações industriais, que necessitam de materiais para manutenção frequentemente e em tempo ágil; e também os itens mais críticos/importantes - seja pela necessidade ou alto valor do produto, do estoque, que são mais visados pela empresa, são inventariados de forma garantida através da programação de inventário cíclico.
Inventário rotativo:
O inventário rotativo, é um processo de contagem de estoque mais flexível e ajustado as necessidades de última hora. Em vez de seguir um cronograma fixo', o inventário rotativo ajusta a frequência e o escopo das contagens com base nas necessidades da empresa em determinado momento estratégico, antes não programado.
- A frequência e o escopo das contagens variam de acordo com as necessidades da empresa;
- O inventário rotativo pode ser ajustado para responder a mudanças na demanda, sazonalidade ou outros fatores;
- O objetivo principal do inventário rotativo é garantir a precisão do estoque e minimizar discrepâncias.
As vantagens do inventário rotativo incluem um melhor controle de estoque e redução de custos de compras, já que usando a estratégia de inventário rotativo, a empresa mantém o estoque atualizado fisicamente e sistemicamente, além de evitar compras desnecessárias, por motivo de discordância entre os números do estoque físico e do sistema.
As duas regras de inventários, o cíclico e rotativo, garantem um estoque preciso e controlado para as empresas.
Na série #4, irei comentar o processo de emissão de documentos. Se ficou alguma dúvida, comente nesta postagem, que irei responder.
Comentários
Postar um comentário