![]() |
Imagem gerada por IA |
O estado do Ceará tem ganhado protagonismo na logística de abastecimento da Petrobras. A Transpetro, subsidiária da estatal, ampliou significativamente suas operações de transbordo de combustíveis entre navios, conhecidas como ship to ship, no Porto de Fortaleza.
O crescimento das atividades no Ceará está diretamente ligado à expansão da exploração de petróleo na região Nordeste.
“Com o aumento das campanhas exploratórias, foi necessário reforçar o abastecimento de diesel marítimo. O Ceará se tornou um ponto estratégico nesse processo”, explicou Robervalter Capirunga, gerente de Desenvolvimento de Negócios da Transpetro.
A Petrobras anunciou, em abril de 2024, a descoberta de uma acumulação de petróleo no poço exploratório Anhangá, o que pode representar um aumento futuro na produção e na logística de abastecimento.
No Porto de Fortaleza, localizado no bairro Mucuripe, os navios abastecidos pelo sistema ship to ship se beneficiam da otimização do fluxo logístico e da redução de até 30% nos custos de transporte.
A operação ship to ship tem se consolidado como uma alternativa eficiente para a transferência de combustíveis, evitando a sobrecarga de terminais e portos.
“Com o nível dos rios extremamente baixo, não era possível que os navios maiores chegassem à região metropolitana. Assim, utilizamos embarcações menores para transferir o produto e otimizar o abastecimento”, destacou Capirunga.
Com a crescente demanda por combustíveis e a expansão das atividades de exploração da Petrobras na região, o estado deve se consolidar como um polo estratégico na logística marítima do país.
Texto retirado de Click Petróleo e Gás.
Comentários
Postar um comentário